terça-feira, 24 de agosto de 2010

CRIAR DOCUMENTO DESCREVENDO ATIVIDADE ANTERIOR –3.8

Trabalhar com o projeto “folclore foi muito gratificante , pois trabalhar uma atividade dessa natureza aguça a criatividade e tira da rotina professores e alunos, contribuindo para um melhor processo ensino-aprendizagem, também é um importante elemento de criação de auto- estima, afirmação da personalidade e consolidação da cidadania. E, de quebra, facilitar o aprendizado da linguagem, do raciocínio lógico, da própria história e de sua comunidade. Esse projeto foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental I e II onde os alunos desenvolveram atividades e vivenciaram, de maneira concreta, as lendas, poesias, cantigas de roda, adivinhações, parlendas, trava língua em um trabalho coletivo elevando o conhecimento deles. Foi um trabalho muito interessante e enriquecedor , através do qual o aluno participou ativamente da construção do conhecimento.

TECNOLOGIAS EXISTENTES – MODO DE UTILIZAÇÃO 3.6

Como foi visto na unidade I na escola em que trabalho há inúmeros recursos tecnológicos disponíveis como computadores, projetor e retro-projetor, data show, televisão, DVD, som, coleção de DVDs da TV escola e alguns materiais didáticos que podem ser utilizados como recursos tecnológicos , temos também professores capacitados e comprometidos com o fazer pedagógico. Estes foram orientados a se aperfeiçoar no uso destes equipamentos e os têm a disposição não somente nos laboratórios de informática, mas também em salas de aula através de um projeto onde todos os alunos terão um netbook para uma maior interação entre o professor e o aluno através dos conteúdos abordados dando assim continuidade na inclusão digital ,pois o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem cria novas condições de produção do conhecimento. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Des. Boto de Menezes é portanto uma escola que promove e viabiliza a formação de indivíduos preparados para essa realidade, com níveis de aprendizado compatíveis com a necessidade social existente.

PRÁTICA PEDAGÓGICA E MIDIAS DIGITAIS 3.4

Na entrevista Ladislau Dowbor fala sobre a relação de ensino-aprendizagem e tecnologia na educação e que este processo nem sempre é fácil, pois essa "adaptação" tem pela frente um grande desafio, que é o de se adaptar às mudanças sociais, culturais e econômicas que nascem aquando da massificação do uso das novas tecnologias. Contudo, a educação, ultimamente, tem vindo a ser reformulada. Embora, na sua essência, mantendo o mesmo objetivo, que é o de educar, não podemos ficar indiferentes aos novos métodos e técnicas introduzidos no ensino, decorrentes do aparecimento das novas tecnologias, pois os recursos tecnológicos podem modernizar a escola e auxiliar muito como ferramenta de ensino- aprendizagem porém, de nada valerão se o professor não estiver consciente da necessidade de adaptar e repensar sua metodologia. Se o professor não se conscientizar da necessidade urgente dessa mudança (se capacitando, se atualizando, procurando sempre acompanhar as mudanças, que a todo momento vem ocorrendo, ficará à margem. Com certeza ficará ultrapassado.
Penso que o professor deva ter uma meta-capacitação continuada-sempre. Precisamos aprender a lidar com tantas informações. Precisamos nos capacitar para podermos transformá-las em conhecimento.

COMPARTILHAR DESCOBERTAS 3.3

“Não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a exigência de quem ensina e de quem aprende.”(FREIRE,1993)

De acordo com Ciavatta, a necessidade de criação do Bloco o Passo surgiu num momento de percepção das dificuldades de aprendizagens de seus alunos. O que o inquietou bastante e o levou a desenvolver esse desafio, criando o Bloco do Passo, no qual o aluno é um agente ativo na construção de seu próprio conhecimento. Este magnífico trabalho mostra que é uma atividade que se encontra inacabada e que ao se ensinar, se aprende, todos ao mesmo tempo em cooperação, da mesma forma que desperta a criatividade e novas idéias surgem a todo instante.
O trabalho do professor Lucas e do Bloco do Passo nos dá uma demonstração do quanto podemos inovar na nossa prática pedagógica e que esta deve estar voltada para esse contexto, buscando prevenir e diminuir as dificuldades no processo de ensinar e aprender, mas para isso é imprescindível a inovação, a busca de novas alternativas e metodologias que proporcionem um ensino de qualidade para todos, pois o educador enquanto mediador do processo ensino-aprendizagem deve obter orientações especificas para que desenvolva um trabalho consciente que promova o sucesso de todos os envolvidos no processo,

Passeio pelos sites videos, e arquivo de som e imagem

Navegar e explorar vídeos nos proporcionou a oportunidade de nos familiarizarmos com estes instrumentos, encarando-os como ferramentas de aprendizagem e como meios de comunicação e de troca de conhecimentos a serviço da educação, desmitificando-os. Estes meios permitem, entre outras possibilidades, a construção interdisciplinar de informações produzidas individualmente ou em grupo por parte dos educandos. É fundamental que a utilização destes meios venham proporcionar avanços significativos no processo de ensino-aprendizagem. Esta deve ser a base da pauta das nossas discussões como educadores. Portanto, é válido que nos preocupemos, cada vez mais, com estratégias didáticas-metodológicas que colaborem com o processo educacional, valorizando nosso ensino.
Navegamos por alguns vídeos, dos quais destacamos alguns:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28206
papel de bala
folclore
http://www.youtube.com/watch?v=O88w0akLALQ&feature=related
Educar – Rubens Alves
Ser professor
Tecnologia ou metodologia
A escola (Paulo Freire)
Educar é construir pontes