sábado, 20 de novembro de 2010

4.1 IDENTIFICAÇÃO DE MUDANÇAS

ENSINANDO COM AS TIC – 100h
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL– NTE
JOÃO PESSOA - PB
Formador(a): JOSÉ LAMARCK PEREIRA HENRIQUES
Turma: COLÉGIO DOM ADAUTO
Unidade: UNIDADE IV
Tema: IDENTIFICAÇÃO DE MUDANÇA
Sub-tema: INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA
NOME: SUZANA MÁRCIA

"A instituição escolar não pode mais fugir dessas mudanças rápidas e a introdução de tecnologias provoca uma inquietação tanto para os que insistem em permanecer com suas práticas tradicionais como para os que acreditam que é possível mudar." (Glauciene Batista)

A escola é uma instituição mais tradicional que inovadora. A cultura escolar tem resistido bravamente às mudanças. Os modelos de ensino focados no professor continuam predominando, apesar dos avanços teóricos em busca de mudanças do foco do ensino para o de aprendizagem. Tudo isto nos mostra que não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, que as inovações serão mais lentas, que muitas instituições reproduzirão no virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor do ensino presencial. Hoje, as escolas, em geral, estão despreparadas para acompanhar o ritmo das mudanças no mundo. A maior parte das escolas continuará repetindo fórmulas pedagógicas ultrapassadas, tendo acesso a poucos recursos tecnológicos, com professores mal remunerados e resultados comprometedores para o futuro profissional desses alunos. O uso das novas tecnologias tornou-se precedente, visto que estas oportunizam uma melhor assimilação dos conteúdos educacionais., mas para que sejam utilizadas em favor da educação faz-se necessário que conscientizemos os responsáveis pela construção e aplicação dos projetos de ensino-aprendizagem Investindo na formação de professores no domínio dos processos de comunicação envolvidos na relação pedagógica e no domínio das tecnologias, poderemos avançar mais depressa, sempre tendo consciência de que em educação não é tão simples mudar, porque há toda uma ligação com o passado que é necessária mantermos, além de também estarmos atentos a um futuro que é bastante imprevisível. É necessário, portanto, uma cuidadosa reflexão por parte de todos que compõem a comunidade escolar, para que a tecnologia possa de fato contribuir para a formação de indivíduos competentes, críticos, conscientes e preparados para a realidade em que vivem.